A HISTÓRIA

O início

A ideia estruturante deste projecto nasceu com o intuito de criar um produto turístico e de atividades, que favoreça a descoberta, a vivência e a interpretação da cultura do vinho e da vinha, aliada à figura única de João Camilo Alves.

Uma iniciativa privada, sensível à importância da defesa e da promoção da temática do vinho e da vinha, e requalificação do património físico e enológico, criado pelos seus antepassados.

Clássico e Moderno

Aqui o clássico funde-se com o moderno.

REABILITAR

Reabilitando e celebrando o Património Físico e Enológico em presença, marcando o espaço de uma forma única e distinta.

RECUPERAR

Recuperando a arquitetura existente, aplicando os materiais e as técnicas manuais e tradicionais da construção original.

REQUALIFICAR

Requalificando o antigo e, em simultâneo, intervindo com ambientes contemporâneos – equilíbrio e harmonia entre o antigo e o novo.

RECICLAR

Valorizando e reciclando os utensílios de produção do vinho, artesanato, o mobiliário existente e garrafas “Camilo Alves” antigas, como caracterização simbólica.

A Casa da Nossa Senhora da Paciência

Situada em Bucelas, região localizada num vale ao lado do Rio Trancão, a Casa da Nossa Senhora da Paciência, destaca-se no alto da vila, com o branco das suas paredes, e a cor de telha do seu beirado à portuguesa.

CASA SENHORIAL

Outrora pertencente a João Camillo Alves, esta casa senhorial composta por dois conjuntos habitacionais, um pátio central e capela, foi desde finais do séc. XIX, adquirida pela família Camillo Alves, continuando nos dias de hoje como representante icónico de uma era resplandescente da cultura do vinho e da vinha protagonizada por um dos mais importantes empresários vitivinícolas do seu tempo, transportando hoje a memória, os valores e o legado de tão ilustre figura.

EDIFICADO

Nos dois edificios principais, destacam-se a construção em alvenaria, as paredes brancas, o telhado tradicional, os azulejos e as talhas no pátio central. A capela, cujos documentos mais antigos conhecidos remontam ao séc. XVI, representada no seu altar pela Santissima Trindade, foi local relevante de culto durante séculos. A cerca, parte rustica na traseira da propriedade, com o seu pombal caiado de branco, o seu pomar e prado silvestre que revestem toda a zona criando uma atmosfera campestre e bucólica para os seus visitantes.

FOLHETO DE APRESENTAÇÃO

Preparámos para si uma breve apresentação desta quinta de eventos cheia de história e renome que é a Casa da Nossa Senhora da Paciência.

VISITE-NOS

CASA NOSSA SENHORA DA PACIÊNCIA

Venha conhecer a Quinta de Eventos.

2ªfeira a domingo

08h00 às 22h00

ContactOS

TELEFONE

+(351) 918 036 299

morada

Rua da Paciência, 12-14
2670-665 Bucelas
Lisboa, Portugal